O Laboratório

O Laboratório de Mecatrônica do IME (MecatrIME)

O Laboratório de Mecatrônica do IME (MecatrIME) foi estabelecido a partir de um projeto aprovado no Edital FINEP CT-Infra 01-2013, intitulado “Ampliação da Capacidade Instalada de PD&I em Sistemas Mecatrônicos de Caráter Estratégico com Aplicação Dual”. O projeto resultou na criação do laboratório MecatrIME, equipado com um Sistema Industrial de Manufatura Integrada por Computador (Sistema CIM - Computer Integrated Manufacturing), que serve como demonstrador das tecnologias emergentes da Indústria 4.0 aplicadas aos principais processos de produção industrial. Os processos, organizados em Sistemas Flexíveis de Manufatura (FMS – Flexible Manufacturing Systems), incluem: Centro de Torneamento CNC (Controle Numérico Computadorizado), Centro de Usinagem CNC, Soldagem MIG (Metal Inert Gas), Metrologia por uma Máquina de Medida de Coordenadas (CMM – Coordinate Measurement Machine), Montagem e Inspeção Visual, e Gravação a Laser.

 

Além disso, há infraestrutura adicional proveniente de outro laboratório do IME, como um Scanner 3D e uma máquina de injeção de plástico, que se integram às técnicas do laboratório de Mecatrônica. 

 

O laboratório de Mecatrônica foi criado para concentrar as competências existentes em Eletrônica, Mecânica, Computação, Automação e Controle no IME, com o objetivo de realizar ensino, pesquisa, desenvolvimento e inovação em Sistemas Mecatrônicos com aplicação dual. Ele é capaz de desenvolver componentes de sistemas mecatrônicos ou sistemas de armas utilizando os principais processos de fabricação industrial disponíveis na época de sua criação. Seus processos de fabricação estão alinhados ao estado da arte da produção industrial no contexto da Indústria 4.0, viabilizando inclusive pesquisas em segurança cibernética de Sistemas Industriais de Automação e Controle (IACS - Industrial Automation and Control Systems), uma área que, embora não prevista na concepção do laboratório, é uma realidade atual.