Competências

O laboratório de Mecatrônica estrutura-se em quatro linhas de ação: ensino, pesquisa, produção e treinamento.

 

Ensino: Apoia disciplinas de graduação e pós-graduação nas áreas de tecnologias e ciências da automação, robótica, mecatrônica, engenharia de sistemas, metrologia, tecnologias mecânicas, Indústria 4.0 e engenharia de sistemas.

 

Pesquisa: Suporta pesquisas em robótica e mecatrônica, incluindo temas como virtualização de ambientes de fabricação para programação offline e técnicas de manufatura flexível, e em ciências da automação, abordando otimização da produção, verificação e validação de sistemas de controle, supervisão de sistemas ciberfísicos e segurança cibernética de IACS.

 

Produção: Por ser uma pequena fábrica com máquinas de porte industrial, o laboratório pode desenvolver pequenos protótipos de peças para sistemas mecatrônicos e sistemas de armas tanto para clientes internos, como outras seções do IME e projetos em andamento como o Robo IME, quanto para clientes externos, como unidades do exército que necessitem de novos componentes.

 

Treinamento: Com máquinas e equipamentos de porte industrial, como torno CNC, centro de usinagem CNC e máquina de medidas de coordenadas (CMM), além dos braços robóticos Motoman MH5F da Yashkawa, o laboratório pode apoiar treinamentos nas áreas de tecnologias mecânicas, soldagem, metrologia, robótica, visão computacional, controle de qualidade, automação e cibernética tanto para clientes das unidades militares ligadas ao Exército, como parques e arsenais, quanto para clientes externos, como setores da base industrial de defesa.

 

Portanto, a infraestrutura do laboratório de Mecatrônica tem potencial para apoiar pesquisas de excelência em diversas áreas ligadas à Indústria 4.0, sendo um dos poucos laboratórios no país com esta capacidade.

Considerando as linhas de ação de produção e treinamento, o Laboratório de Mecatrônica tem o potencial de prestar diversos serviços para clientes internos e externos ao IME, tanto civis quanto militares.

 

Na produção de novas peças, o laboratório atende tanto a clientes internos do IME, como necessidades de trabalhos acadêmicos ou disciplinas, quanto a clientes externos, incluindo unidades militares das três forças que necessitam desenvolver componentes para sistemas mecatrônicos ou sistemas de armas, assim como clientes do setor produtivo com demandas semelhantes.

 

Os treinamentos em máquinas CNC, metrologia, soldagem, braços robóticos e no sistema supervisório do CIM também atendem a clientes internos do IME, como alunos de graduação e pós-graduação, ou em módulos isolados de disciplinas de graduação ou pós-graduação, assim como a clientes externos do meio militar, como parques e arsenais, e do setor produtivo civil.