Infraestrutura

Infraestrutura

Os equipamentos possuem porte industrial. Cada FMS é totalmente automatizado e inclui um braço robótico industrial, Motoman Yashkawa MH5F, responsável pela manipulação e transporte de peças entre as máquinas e, nos FMS de soldagem e montagem, atua como agente direto da produção. Todos os FMS são interligados por uma esteira transportadora que movimenta as peças entre as estações e um armazém automatizado ASRS (Automated Storage and Retrieval System). O funcionamento das seis FMS, junto com o ASRS e a esteira transportadora, é coordenado por uma estação de gerenciamento que executa um sistema supervisório. Este sistema não só coordena o funcionamento do CIM, mas também planeja a produção e mantém um gêmeo digital de todo o sistema. Um sistema de segurança automático, paralelo ao controle do CIM, está instalado para monitorar a presença de pessoas em locais críticos do CIM e desliga automaticamente o sistema caso uma pessoa esteja em uma área de risco durante a produção. Assim, o sistema CIM no laboratório de Mecatrônica oferece uma representação rica de um ambiente industrial moderno no contexto da Indústria 4.0.

ESTAÇÃO 1 – SISTEMA AUTOMATIZADO DE ESTOCAGEM

 

Armazém robotizado para estoque automático de peças brutas e peças prontas. Estante com 72 posições para armazenamento de peças brutas ou peças prontas acomodadas sobre templates (suportes). Robô cartesiano para transporte de templates com peças de/para as posições da estante e de/para um pallet na entrada/saída da estação. Leitor de RFID na entrada/saída para leitura de tags de RFID que identificam unicamente os templates.

TORNO CNC COM TORRE DE 12 FERRAMENTAS E 12 COMANDOS CNC

 

Centro de torneamento Concept Turn 250 da Emco. Revólver com 12 ferramentas instaladas. Diferença para um torno convencional: presença de ferramentas acionadas. Programação CNC por painel Fanuc. Todas funções de um centro de torneamento industrial: usina latão, acrílico, alumínio, aço e plásticos. Não usina madeira. Necessita de líquido de arrefecimento para usinar aço.  Necessidade de um software de CAM (Computer Aided Manufacturing) integrado a um software de CAD (Computer Aided Design), ainda não adquiridos.

ESTAÇÃO 2 – SISTEMA FLEXÍVEL DE MANUFATURA COM ROBÔ INTEGRADO AO TORNO CNC

 

Célula flexível de manufatura conectada ao centro de torneamento CNC. Peças transportadas de/para o torno por braço manipulador Motoman MH5F da Yashkawa. Área de atuação do manipulador aumentada por LSB (Linear Slide Base). Integração de estação e conexão ao CIM por intermédio de computador de alto desempenho com software SCORBASE instalado, controlador F-100 da Yashkawa para o manipulador, e controladores programáveis desenvolvidos pela Intelitek.

CENTRO DE USINAGEM CNC – VERTICAL COM 2 COMANDOS CNC

 

Centro de usinagem Concept Mill 250 da Emco. Gabinete com 20 ferramentas instaladas. Programação CNC manual com painel Simnumeric. Todas funções de um centro de usinagem industrial: usina latão, acrílico, alumínio, aço e plásticos. Não usina madeira. Necessita de líquido de arrefecimento para usinar aço. 

Necessita de softwares de CAD e CAM, não adquiridos.

ESTAÇÃO 3 – SISTEMA FLEXÍVEL DE MANUFATURA COM ROBÔ INTEGRADO AO CENTRO DE USINAGEM CNC

 

Célula flexível de manufatura conectada ao centro usinagem CNC. Peças transportadas de/para o torno por braço manipulador Motoman MH5F da Yashkawa. Área de atuação do manipulador aumentada por LSB (Linear Slide Base). Integração de estação e conexão ao CIM por intermédio de computador de alto desempenho com software SCORBASE instalado, controlador F-100 da Yashkawa para o manipulador, e controladores programáveis desenvolvidos pela Intelitek.

ESTAÇÃO 4 – SOLDAGEM AUTOMATIZADA INTEGRADA COM ROBÔ

 

Célula flexível de manufatura para operações de soldagem MIG (gás inerte – argônio). Solda de ponto, solda de linha e solda em curva. Robô Motoman MH5F realiza as operações de soldagem além de transportar as peças de/para a área de soldagem. Integração de estação e conexão ao CIM por intermédio de computador de alto desempenho com software SCORBASE instalado, controlador F-100 da Yashkawa para o manipulador, e controladores programáveis desenvolvidos pela Intelitek. Célula isolada por gabinete de solda e conectada à sistema de extração de fumo.

ESTAÇÃO 5 – CONTROLE DE QUALIDADE, MEDIÇÃO DE COORDENADAS AUTOMATIZADA EM CMM INTEGRADA COM ROBÔ

 

Máquina de medida de coordenadas (CMM - Coordinates Measure Machine): medida de coordenadas de peças por torque e necessidade de calibração.  Duas perspectivas de emprego: metrologia das peças fabricadas ou engenharia reversa de peças. Necessita de softwares de CAD e CAM, não adquiridos, para tratamento da nuvem de pontos. Peças transportadas de/para a CMM por braço manipulador Motoman MH5F da Yashkawa, com área de atuação aumentada por LSB.

ESTAÇÃO 6 – SISTEMA DE MONTAGEM E CONTROLE DE QUALIDADE COM VISÃO COMPUTACIONAL INTEGRADA COM ROBÔ

 

Manipulador Motoman MH5F realiza as operações de montagem além de transporte de/para a região de montagem. Inspeção visual das peças montadas por software Fluxicom de visão computacional.

Estação pode ser usada na integração com outras estações e é considerada um gargalo da produção.

Visão computacional empregada apenas para controle de qualidade, montagem é realizada às cegas.

ESTAÇÃO 7 – SISTEMA DE GRAVAÇÃO A LASER INTEGRADA COM ROBÔ

 

Emprego para acabamento de peças usinadas, limpeza fina de cavacos do torneamento ou usinagem, gravação de marcas, logotipos ou números de série nas peças etc. Software de desenho adquirido. Manipulador Motoman MH5F para transporte de peças de/para a gravadora.

ESTEIRA TRANSPORTADORA

 

Esteira transportadora controlada por CLP Siemens. Sete entradas/saídas (E/S) de estação. Templates contendo peças transportados por pallets. Pallets identificados nas E/S de estação por meio de reed switches e esquema de imãs nas suas superfícies inferiores. Atuadores pneumáticos retém ou liberam os pallets das E/S de estação. Realiza o roteamento de peças entre as estações.

ESTAÇÃO DE GERENCIAMENTO DO CIM

 

Estação para coordenação do Sistema CIM (Computer Integrated Manufacturing). Software de supervisão OpenCim usado para desenvolvimento do CIM (desde a concepção) e para supervisão. Rotinas embutidas de escalonamento da produção, otimização etc. Coordenação hierárquica de todas as estações.